A partir de hoje (3), as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre a utilização de drones entrarão em vigor, tendo como objetivo aumentar a segurança dos usuários e das pessoas a sua volta.
Quem nunca viu um drone ou uma gravação incrível de um, que atire a primeira pedra! Todo mundo sabe como as imagens ficam maneiras e ajuda muito na hora de divulgar algum trabalho empresarial, filmar um evento e até fazer vídeos ao vivo, etc. O que poucos possuem pra pilotar esse equipamento é habilidade e/ou experiência, podendo causar alguns acidentes.
Como vocês podem ver na imagem abaixo, talvez por falta de instrução por parte da pessoa que manuseava o drone, o mesmo teve uma queda e acabou ficando todinho quebrado:
Bom, mas voltando ao assunto do post, as novas regras estabelecidas pela ANAC, são:
– Pilotos que usem equipamentos com mais de 25kg devem ter habilitação/cadastro ANAC;
– A idade mínima para a habilitação, assim como a de carros e motos, é de 18 anos;
– Só pode sobrevoar pessoas que autorizarem ou se estiverem a 30m de distância do drone;
– Voos acima de 120m só são permitidos com habilitação/cadastro ANAC e licença.
Ou seja, ficou um pouco mais complicado sair por ai fazendo imagens aéreas sem que haja um conhecimento aprofundado na teoria dos drones. Vale ressaltar que equipamentos de até 250 gramas, usados mais para recreação, não precisam de registro.
Especialista e alguns cinegrafistas e fotógrafos que usam drones ou pedem ajuda para especialistas para realizar seus trabalhos, comemoram essa nova regularização por estarem esperando por isso a muito tempo. “Temos que aplaudir essa conquista, mas ainda tem um caminho muito grande para a adequação das regras à realidade”, diz um especialista.
Roberto Honorato, superintendente de aeronavegabilidade da Anac disse que futuramente poderá existir um curso para quem utiliza drones de até 25kg e que essas regras não são diferentes do que já é executado em outros lugares do mundo. Ele afirmou também que a fiscalização vai funcionar: “Essa atividade entra no programa de vigilância da Anac e também denúncias serão tratadas. As forças policiais também poderão tratar, tendo em vista que a conduta pode ser considerada contravenção penal ou crime”.
E você, o que achou dessas novas regras? Conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar esse post com seus amigos!